País virou foco da Venezuela nas últimas semanas, que reivindica os direitos sobre a região de Essequibo

 

Membro da Assembleia Nacional segura mapa que mostra a disputada região de Esequibo como parte da Venezuela em Caracas06/12/2024REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria
REUTERS

 

A Guiana é um dos menores países da América do Sul, localizado entre o Suriname e a Venezuela. O país virou foco do presidente venezuelano Nicolás Maduro nas últimas semanas, que reivindica os direitos sobre a região de Essequibo.

Mas, esta área corresponde a dois terços do território da Guiana, uma “anexação” pela Venezuela representaria uma ameaça existencial ao país.

População

A Guiana tem quase 800 mil habitantes, de acordo com o The World Factbook da CIA. Cerca de 40% da população é descendente da Índia, enquanto 29% são descendentes de africanos, 19,9% são mestiços, 10,5% são ameríndios e 0,5% outros.

Os dois maiores grupos étnicos deste país são os afro-guianeses – descendentes de escravos africanos – e os indo-guianeses – descendentes de trabalhadores indianos – que juntos constituem cerca de três quartos da população do país.

A religião predominante na Guiana é a protestante (34,8%). Mas uma parte significativa também se identifica com o hinduísmo (24,8%) e o cristianismo (20,8%), de acordo com a CIA.

Qual idioma é falado na Guiana?

O inglês é a língua oficial. No entanto, devido à diversidade de população, também é falado o crioulo guianense, as línguas caribenhas e arawak, e o hindustani caribenho, um dialeto do hindi, e do chinês.

Como a Guiana é ex-colônia britânica, o país é o único que utiliza o inglês na América do Sul, segundo o The World Factbook da CIA.

Um país rico em petróleo

Três quartos do território da Guiana são cobertos por floresta tropical, o que a torna um país rico em recursos naturais. Sua principal fonte econômica depende da exportação de produtos básicos como açúcar, ouro, bauxita e arroz, segundo a Organização Internacional do Comércio (OMC).

Embora seja um país com altas taxas de pobreza, a Guiana passou por uma rápida transformação com a descoberta de petróleo na costa da região de Essequibo em 2015 .

O país está prestes a ultrapassar a produção de petróleo da Venezuela, que depende há muito tempo das suas próprias reservas, e está no caminho para se tornar o maior produtor de petróleo per capita do mundo.

Outros dados

Durante o século 17, a Guiana era uma colônia holandesa. O Reino Unido ocupou o território durante 200 anos antes de conceder a independência em 1966 e tornou-se uma república em 1970.

A maioria da sua população está concentrada na capital, Georgetown. Os povos indígenas continuam separados da estrutura social do país, como acontecia sob o domínio britânico. No entanto, a sua cultura é reconhecida como um elemento importante nas exposições dos museus guianenses e como uma inspiração na música e na arte locais.

Sua moeda oficial é o dólar da Guiana. Um dólar americano equivale a quase 209 dólares guianenses de acordo com a taxa de câmbio do dia 12 de dezembro.