O ex-agente da Polícia Federal Josias João do Nascimento é o principal alvo de uma operação conduzida pela corporação na manhã desta quinta-feira (20/3). Sua publicação foi publicada no Diário Oficial da União em janeiro de 2019. Segundo investigações da PF, Nascimento é apontado como o verdadeiro líder de um esquema milionário que abasteceu o Comando Vermelho (CV) com armas de guerra.
As investigações indicam que cerca de 2 mil fuzis foram enviados de Miami, nos Estados Unidos, para comunidades do Rio de Janeiro. Nascimento seria o chefe de Frederick Barbieri, conhecido como o “Senhor das Armas”, condenado pela Justiça dos Estados Unidos por tráfico internacional de armamento.
A organização criminosa teria movimentado pelo menos R$ 50 milhões. Durante a operação desta quinta-feira (20), policiais federais cumpriram 14 mandatos de busca e apreensão na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes, bairros de alto padrão da zona oeste do Rio de Janeiro.
A investigação revelou que o grupo criminoso utilizava a compra de imóveis e bens de luxo para lavar dinheiro do tráfico de armas. Para a origem dos valores, os líderes do esquema empregavam empresas de fachada e laranjas, criando um sistema oculto sofisticado de evasão de divisas e lavagem de capital. A operação da PF busca desmantelar a rede criminosa e responsabilizar seus envolvidos pelo esquema ilícito que fortalece uma das maiores facções criminosas do país.